LIBERDADE

SENAI e Conselho da Comunidade de Feijó realizam curso de Marchetaria no Centro Sócio Educativo

Written By Conselho da Comunidade de Feijó - CCF on sábado, 26 de março de 2011 | 13:25

Da redação do CCF

Um dos sonhos do Conselho da Comunidade de Feijó foi concretizado, através da pareceria com o SENAI, essa semana, enfim, foi realizado em Feijó o curso de Marchetaria com serragem

Definição: Marchetaria (do francês, marqueter, embutir): Arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos, madrepérola, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira.
De acordo com a técnica utilizada o artesão consegue construir objetos tridimensionais, esculturas, utilitários, jóias, quadros, etc.

Conselheira Mirlene, Professor Hudson
 e a Presidente do CCF Vera Lúcia
No curso realizado no Centro Sócio Educativo de Feijó foi utilizada a técnica denominada marchetaria com serragem, tendo como seu principal material a própria serragem resultante da serragem da madeira, onde foi possível produzir belos quadros.

O Professor do SENAI, Antônio Hudson Teles Dinis que ministrou o curso entre os dias 21 a 25 de março do corrente ano saiu muito satisfeito com o resultado do trabalho, pois os menores que participaram tiveram excelente desempenho, atribuindo aos mesmos nota 9,7, haja vista que todos demonstram interesse e dedicação. Inclusive, deixou com o Diretor do CSE, Sr. Quinis, a pedido de alguns menores, a lista de materiais necessários, bem como onde encontrá-los, pois pretendem continuar a desenvolver a arte da Marchetaria com serragem, que por sinal é belíssima.

Nas palavras do próprio professor “disse que gostou muito do local onde foi ministrado o curso, bem como da forma como fora tratado por todos e que pretende voltar para Feijó para poder ministrar novo curso com os menores”. Inclusive, já é plano do Conselho da Comunidade de Feijó para no mês de agosto o professor Hudson voltar e dessa vez ministrar o curso de Marchetaria com lâminas de madeira, que já está sendo aguardado pelos menores com ansiedade.

Nós do Conselho da Comunidade de Feijó, estamos felizes com a parceria com o SENAI e gratos ao Professor Hudson pela forma como conduziu o curso. Pudemos acompanhar a transformação por qual passaram os menores do Centro Sócio Educativo. Éramos acostumados no decorrer de nossas visitas ao Centro encontrá-los sempre cabisbaixos e aparentando estado depressivo. Bem diferente desta semana, pois não mais os encontramos cabisbaixos e sim alegres e empenhados em aprender à arte da Marchetaria.

Veja as imagens:

´












Fonte: CCF

Nenhum comentário:

Postar um comentário